quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PROFESSORA QUE FOTOGRAFOU ESCOLA EM IMPERATRIZ TEM DEMISSÃO SUSPENSA.


O prefeito reeleito de Imperatriz, Sebastião Madeira decidiu suspender, nesta quarta-feira (31), o ato de demissão da professora Uliane Araújo Santa Rosa, de 24 anos, que fotografou a situação de uma sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado.
Segundo o prefeito, "Será feita uma avaliação da situação da escola, da professora, e a situação de todas as escolas municipais também será revista".


Nas imagens feitas pela professora é possível ver os alunos se protegendo com guarda-chuvas, além do chão da sala de aula alagado e buracos no telhado da instituição. De acordo com a professora, a intenção ao publicar as imagens era chamar a atenção para os problemas da rede municipal. A professora de História foi demitida após a grande repercussão do caso.
Uiliene Araújo Santa Rosa não pertence ao quadro efetivo da secretaria de educação, e seu contrato foi rescindido após a postagem da situação da escola nas redes sociais.
A direção da escola afirmou que a demissão ocorreu porque a professora divulgou as fotos sem antes comunicar o problema da sala de aula. A diretora da escola informou que ficou sabendo do caso pela  internet e declara que “Ela não teve ética, ela deveria ter tirado os alunos da sala e pedir, mostrar o que estava acontecendo”, declarou a diretora Ivone Carvalho.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

GOLPE NÃO !!!




Participe do GRANDE ATO DE REPÚDIO À COMISSÃO ELEITORAL E APOIO À CHAPA 01 - UNIDADE PARA MUDAR o Sindeducação, QUE ACONTECERÁ NO DIA 25.10 (QUINTA-FEIRA), ÀS 16:30H, EM FRENTE À SEDE DO SINDICATO na cohab.
COMPAREÇA!!!

educador/a  CONTAMOS COM seu  APOIO!!!


sábado, 20 de outubro de 2012

SINDEDUCAÇÃO SOB NOVA DIREÇÃO.

 

A chapa 01 - Unidade Para Mudar - após a consagração nas urnas no  dia 14.09.12, com 49,2% dos votos válidos, tomou posse nesse dia 18.10, dia seguinte após findar o mandato da direção anterior. A nova gestão: Unidade para Mudar o SINDEDUCAÇÃO, foi conduzida ao cargo pela Justiça federal, isso porque a Comissão Eleitoral que conduzia o processo não se manifestou e não homologou oficialmente o resultado da eleição dentro do prazo pré-estabelecido, ou seja, até o fim do mandato da diretoria anterior, 17.10.2012, perdendo sentido de opinar sobre o tema em epígrafe. Ressaltamos, outrossim, que o processo eleitoral ocorreu de forma limpa e democrática, não justificando o "calar-se" daquela Comissão até o limite do prazo oficial.
Para nós, assim também como para a justiça, o pleiteamento da posse, justa e legítima, foi necessária e urgente, devido aos últimos acontecimentos provocados pelas extintas Comissão Eleitoral e direção sindical, a saber: ter aquela Comissão anunciado a mudança de endereço, da sede do SINDEDUCAÇÃO para a sede de uma Central Sindical - no bairro da Alemanha -, com pretextos que não justificavam tal lamentável medida; ter a direção, em situação adi referendu com "mandato prorrogado"  lacrado e fechado as portas da sede do Sindicato, dia após o término do mandato, contrariando o Estatuto da entidade, e de forma autoritária e despótica. sendo necessário, infelizmente, o uso da força por parte da justiça para o adentrar as instalações do prédio e realizar "o tomar posse" da nova diretoria eleita, no dia 18.10.2012(vide foto). Agora o SINDEDUCAÇÃO - Sindicatos dos Profissionais de Educação e Ensino Público de São Luís - está "sob nova direção" e de portas abertas. A categoria está de parabéns e estamos preparados para defender a vontade e lutar pelos interesses da categoria. Vamos à luta, sempre.
Leonel torres.
Professor e dirigente Sindeducação.


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

POSSE SINDICAL

Por meio de uma decisão judicial, toma posse hoje, dia 18/10, às 19h00min no Sindicato da Categoria - COHAB, a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Município de São Luís - SINDEDUCAÇÃO.

A decisão é resultado de um processo judicial impetrado pela Chapa 1 junto ao Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão. O motivo da ação foi uma tentativa de fraude de documentos relativos ao processo eleitoral por parte da Comissão Eleitoral.
Essa decisão vem garantir a aplicação obrigatória e legal dos direitos instituídos no estatuto da organização, reconhecendo de fato os direitos adquiridos pela Chapa 1 vencedora do pleito eleitoral.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

TJ determina que o Estado interrompe contrato com professores temporários


A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) determinou, por maioria de votos, a interrupção de contratos temporários de docentes na rede estadual de ensino. O colegiado manteve decisão de base do juiz da 4ª vara da Fazenda Pública de São Luís, que concedeu liminar impedindo processos seletivos para tal finalidade até o julgamento do mérito da ação civil pública interposta pelo Ministério Público Estadual contra o Estado do Maranhão.

De acordo com do MP, o Estado do Maranhão tem feito de forma abusiva seletivos para contratação temporária de professores, priorizando essa prática em detrimento do concurso público.

A defesa alega, por sua vez, que o Estado tem expressa autorização legal para fazer contratação temporária, tendo em vista necessidade de excepcional interesse público, nos termos da Constituição Federal. Outro argumento levantado é de que o MP não teria interesse processual, devido a ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Simproesema), também relativa aos seletivos para contratação temporária de professores.

Segundo o Ministério Público, a ação civil pública em questão difere da interposta pelo Simproesema. Na demanda promovida pelo Sindicato é pleiteada a convocação e admissão dos aprovados habilitados no concurso regido pelo edital nº. 01/2009. Já a nova ação proposta pelo MP almeja a obrigação acerca da promoção de novo concurso para provimento das vagas necessárias ao fornecimento de ensino de qualidade no âmbito estadual.

O voto da relatora do processo, desembargadora Nelma Sarney, foi para tornar nula a decisão concedida pelo juiz de 1º grau. “A decisão liminar foi além do pedido contido na ação civil pública”, salientou a desembargadora. Os desembargadores Marcelo Carvalho e Vicente de Paula divergiram do voto da relatora, acompanhando o parecer ministerial.
Fonte: jornalpequeno.com.br - editado em 09/10/2012

DEPOIS DAS ELEIÇÕES A VIDA VOLTA AO NORMAL.


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PORQUE VOTAR NO PROF. LOBÃO FILHO 13247

Porque votar no Prof. Lobão Filho 13247

De origem humilde, nascido em Timon/MA, sempre frequentou escolas públicas e conhece a realidade do setor educacional do Maranhão. Estudante do curso de Medicina da UFMA e do curso de História da UEMA.

O Prof. Lobão Filho vem lutando pela dignidade e reconhecimento dos estudantes carentes da área da Cidade Operaria e adjacências através da manutenção de um cursinho pré vestibular mantido com doações e com contribuições simbólicas dos alunos da região.
Sua luta como cidadão tem como preocupação o bem estar das pessoas, indo além dos ensinamentos como professor, pois os direitos das populações devem ser pautados nas politicas públicas de acesso à educação, ao transporte, à saúde, ao saneamento básico e tantos outros que se precisa para que haja uma melhora na qualidade de vida das pessoas.
Esta é a nossa proposta para um mandato popular e cidadão.

Prof. Lobao Filho 13247

Persistir sempre! Desistir nunca!